Alerta: Tempestade Ana atinge estados da região Sul do Brasil

No centro-norte do Brasil, corredores de umidade são reforçados pela influência da tempestade tropical no oceano.

Alerta: Tempestade Ana atinge estados da região Sul do Brasil

Na terça-feira (20.02), a influência da Tempestade Tropical Akará será forte, mesmo estando no oceano. Essa tempestade vai ajudar a organizar os corredores de umidade no Brasil central, intensificando as instabilidades já presentes. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte do Nordeste vai reforçar as nuvens carregadas na região, resultando em um dia de chuvas intensas e abrangentes nas regiões produtoras do centro-norte do Brasil.

Ao mesmo tempo, pelo menos duas grandes regiões terão predominância de sol: uma ao extremo norte do país e outra na fronteira sul do Brasil. Essa massa de ar quente e seco, presentes no sul, vai aumentar as temperaturas no Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, elevando a necessidade de água nas plantações de milho e soja nessas áreas.

Com grande parte da umidade sendo direcionada para o centro do Brasil, as instabilidades na região norte vão se deslocar mais para o sul. Assim, as chuvas serão intensas em RO, PA e TO. No sul do TO, as chuvas podem ultrapassar os 50 mm ao longo do dia. Enquanto isso, o norte do AM, Baixo Amazonas (PA) e todo o estado de RR terão tempo firme nesta terça-feira.

A combinação dos corredores de umidade ligados à Tempestade Tropical no Oceano Atlântico e a ZCIT ao norte da região vão causar chuvas abrangentes e volumosas em regiões produtoras da BA, MA e PI, com projeções indicando mais de 60 mm em 24 horas. As chuvas vão ocorrer a qualquer momento, com intensidade moderada a forte, especialmente em áreas do litoral de PE e PB, que terão chuvas mais fracas por um período.

Uma massa de ar quente e seco avançando pelo sul da região vai reduzir as chuvas no MS, especialmente na metade oeste. Além disso, as temperaturas serão altas, podendo passar dos 37°C na região do Pantanal. Já a faixa central de MT e norte de GO deve ter chuvas intensas, com projeções de mais de 70 mm ao norte de GO e até 60 mm no centro-sul de MT. Assim, a terça-feira será nublada nestes setores, com poucas aberturas no tempo e reduction das temperaturas à tarde.

Os corredores de umidade, fortalecidos pela Tempestade Tropical no oceano, vão trazer chuvas para todos os setores da região sudeste. Destaque para o leste de SP, norte de MG e ES, onde as chuvas podem vir com tempestades, acumulando entre 10 e 30 mm em curtos períodos. O dia terá muita nebulosidade, o que mantém as temperaturas amenas. No entanto, no oeste de SP, o dia será quente, com chuvas irregulares.

Uma massa de ar quente e seco vai influenciar as chuvas no RS, diminuindo a formação de nuvens carregadas e mantendo as temperaturas elevadas. No entanto, instabilidades podem ocorrer no noroeste gaúcho, oeste e norte de SC, e em todo o estado do PR. Nessas regiões do norte, as chuvas serão em forma de temporais localizados. Nas áreas mais ao leste de SC e leste do PR, a nebulosidade será mais presente, mantendo as temperaturas abaixo dos 30°C.