Exportações de carne suína em outubro: análise do cenário para o setor
As primeiras informações sobre as exportações de carne suína em outubro apontam para um cenário desafiador para o setor, com quedas expressivas tanto em volume quanto em receita, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Embora os números consolidados sejam esperados para serem divulgados ainda hoje, os indicadores preliminares já indicam uma queda significativa.
De acordo com o Suisite, apenas 82,6 mil toneladas de carne suína foram exportadas em outubro, o que representa uma redução de 16,2% em relação a setembro e uma queda de 8,4% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Os resultados em termos de receita também decepcionam, com um aumento de 17,4% em relação a setembro, mas uma queda de 15,3% em comparação com outubro do ano passado.
No acumulado de janeiro a outubro, as exportações totalizaram 908 mil toneladas, apresentando um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, uma redução de 5% comparado ao ano anterior a esse, e um impressionante aumento de 70,2% em relação ao período anterior à pandemia de Covid-19. Em relação à receita gerada nesse intervalo, observou-se um aumento positivo de 14,1% em relação a 2022, 4,3% a mais em comparação com 2021 e um crescimento de 89,1% em relação a 2019.