Projeções apontam para um expressivo crescimento na exportação de carne suína
Com base nos dados dos primeiros seis dias de embarques, a Secretaria de Comércio Exterior divulgou que as projeções apontam para um aumento significativo no volume e na receita da carne suína exportada. De acordo com o Suisite, o volume embarcado nos primeiros dias atingiu 30,1 mil toneladas, o que representa 32,6% do total exportado em todo o mês de dezembro do ano anterior. Estima-se que, com uma média diária de 5.024 toneladas, o total deste mês alcance 100,5 mil toneladas, significando um acréscimo de 10,2% em relação ao mês anterior e de 8,6% comparado a dezembro do ano passado. Entretanto, o histórico sugere uma redução do volume à medida que o mês avança.
Já as projeções preliminares para o acumulado do ano indicam um volume de aproximadamente 1,1 milhão de toneladas, representando aumentos de 8,5% e 67,4%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano anterior e o período pré-pandemia de Covid-19.
No que diz respeito à receita obtida nos primeiros seis dias de dezembro, prevê-se um aumento de 6,8% em relação a novembro último, porém apontando para uma queda de 5,8% em comparação com dezembro do ano passado.
Caso essas projeções se confirmem para o fechamento do ano, o valor total arrecadado em 2023 representará um aumento de 10,5% e 78,8% em relação, respectivamente, ao mesmo período de 2022 e de 2019.