Manutenção de equipamentos agrícolas pode contribuir para fixar jovens no meio rural

Integração Lavoura-pecuária-floresta (ILPF): capacitando na cadeia produtiva

Manutenção de equipamentos agrícolas pode contribuir para fixar jovens no meio rural

A eficaz utilização dos avanços obtidos nas pesquisas sobre Integração Lavoura-pecuária-floresta (ILPF) pela equipe da Cooperalfa tem contribuído significativamente para a permanência de jovens no meio rural. Produtores de leite na região norte do Rio Grande do Sul demonstram como ocorre a disseminação de tecnologias que chegam ao campo por meio da assistência técnica.

A Cooperalfa, sediada em Chapecó, SC, conta com um time de 170 profissionais no setor técnico, dos quais 45 técnicos atuam na pecuária leiteira, atividade que envolve mais de 15 mil cooperados. A transição da produção de leite para uma fonte de renda mais atraente do que a lavoura de grãos levou os produtores a buscarem a cooperativa para aprimorar suas técnicas, integrando lavoura e pecuária, conforme relata Bruno Cechett, técnico da Cooperalfa.

Em São Valentin, RS, o produtor Rodrigo Putrick estava prestes a desistir da pecuária leiteira quando, por meio da assistência técnica da Cooperalfa, foi convencido a investir em sistemas de produção integrados. Ao seguir as orientações da cooperativa quanto ao cultivo de forrageiras, manejo e adubação adequados, a produção de leite aumentou em quase dois litros por vaca/dia. Além disso, a produção nas lavouras de aveia/trigo e soja/milho foi ajustada, priorizando o uso mais rentável conforme o mercado.

O acompanhamento mensal do técnico da Cooperalfa na propriedade foi complementado pela utilização de um aplicativo para celular chamado “Mais Leite”, que auxilia na gestão da produção de forma ágil. Alexandre Ramos, do departamento técnico da cooperativa, destaca a importância de investir em tecnologias de informação para atender os jovens produtores conectados, adaptando-se ao novo perfil desse público.

O retorno ao trabalho na propriedade leiteira em Ponte Preta, RS, após uma carreira como engenheiro agrícola na indústria, rendeu ao produtor Marcos Balbinotti um aumento significativo na produção de leite. Por meio do aprendizado contínuo e da adoção de novas tecnologias, conseguiu otimizar a propriedade e ampliar o rebanho. A colaboração da Cooperalfa nas decisões contribuiu para a utilização eficiente das áreas da propriedade, alternando entre pastagens e lavouras e reduzindo custos na alimentação do gado.

Dentro do módulo de Integração Lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que integra as capacitações oferecidas na produção de cereais de inverno, destaca-se a parceria da Embrapa com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Durante três dias de atividades, os técnicos das cooperativas participam de atualizações, discussões sobre os resultados de pesquisas, visitas a produtores modelo e estreitamento de laços com os principais profissionais da área. Esse modelo de transferência de tecnologia em ILPF, fruto da parceria entre Embrapa e OCB, permite aplicar os conhecimentos adquiridos diretamente no campo, integrando pesquisa e assistência técnica em benefício dos produtores e da sociedade como um todo.