Boletim semanal destaca precipitação acima da média e temperaturas elevadas na Argentina.
De acordo com o boletim semanal do INTA da Argentina, as condições climáticas para as lavouras do país estão bastante complexas. Chuvas acima do previsto no nordeste argentino limitaram a colheita em algumas áreas, enquanto o centro e sul do país tiveram precipitações abaixo da média. Isso indica a necessidade de estratégias adaptativas dos produtores diante das incertezas climáticas. As altas temperaturas no centro e norte do país agravam a situação, com máximas superando as expectativas em até 6°C, especialmente em áreas como Cuyo e o oeste da região Pampeana.
Além disso, o NDVI mostra que algumas regiões estão com índices acima da média histórica, mas outras enfrentam condições inferiores, indicando possível estresse vegetativo. Previsões de chuvas significativas para áreas críticas na semana entre 12 e 16 de abril podem limitar ainda mais as atividades de colheita. No que diz respeito às lavouras, a soja tardia teve uma leve melhora, com nenhuma área classificada como "regular a ruim" e todas as áreas da soja plantada no início da safra consideradas como "boa" ou "regular a boa". Por outro lado, no milho, áreas ao norte das regiões produtoras foram classificadas como "regular a ruim".
Quanto às culturas específicas, o milho está entre o enchimento de grãos e a maturação na maior parte da área plantada. Já a soja de primeira safra está em fase de enchimento de grãos e maturação, enquanto a de segunda safra está entre a floração e o enchimento de grãos. O girassol encerrou a colheita em algumas regiões e está próxima de finalizar em outras, com 92% da área semeada já colhida a nível nacional.