Brasil exporta para Angola a primeira remessa de genética desenvolvida pela Embrapa

Exportação de genética avícola para Angola: um marco histórico para a produção brasileira

Brasil exporta para Angola a primeira remessa de genética desenvolvida pela Embrapa

No último domingo, dia 21, a produção avícola brasileira alcançou um marco histórico com a exportação de genética para Angola, realizada pela empresa West Aves. Essa conquista envolveu o envio de aves das linhagens Embrapa 021, para frango de corte tipo industrial, e Embrapa 031, para poedeira tipo industrial, desenvolvidas pela Embrapa Suínos e Aves.

A parceria entre a Embrapa e a West Aves teve início em 2022, por meio de um contrato de licenciamento para multiplicação e comercialização das linhagens avícolas da Embrapa. Além disso, as duas empresas firmaram uma cooperação técnica para o desenvolvimento de novas linhagens de aves. O objetivo é produzir e comercializar a genética brasileira nos principais polos de produção, aumentando a segurança alimentar no Brasil e, ao mesmo tempo, expandindo para as regiões Norte e Nordeste.

A West Aves deu um novo passo ao levar a genética brasileira para o mercado internacional, em Angola. O presidente da empresa, Adilson Mognol, destacou a grande expectativa do povo angolano em relação a essa genética, que atenderá às necessidades de alimentos seguros no país.

Everton Krabbe, chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, ressaltou a importância dessa parceria para fornecer um produto nacional de alto potencial produtivo e qualidade, agora sendo reconhecido mundialmente. Todo esse trabalho de pesquisa resultou em um produto final com elevado potencial produtivo e altos padrões de biosseguridade.

Clique nos links a seguir para conhecer as linhagens que fazem parte dessa parceria: - Embrapa 021: https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/66/ave---embrapa-021 - Embrapa 031: https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/8388/ave---embrapa-031