Calor intenso e baixa umidade devem retornar nos próximos dias

Contraste climático entre o Sul e o Centro-Norte: tempestades intensas e calor seco

Calor intenso e baixa umidade devem retornar nos próximos dias

Na terça-feira (23.04), haverá a formação de uma frente fria ao sul do país, com previsão de chuvas acima dos 80 mm entre o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina. Enquanto isso, uma massa de ar seco impedirá a formação de nuvens carregadas na parte central do estado, com instabilidades persistindo no norte do país.

A atuação da massa de ar seco elevará as temperaturas entre o Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas, Goiás e Mato Grosso, com baixa umidade, atingindo níveis preocupantes. Essa combinação resultará em uma demanda hídrica significativa para as lavouras, especialmente o milho safrinha em fase de floração, sensível ao estresse ambiental.

Na metade norte do Brasil, a terça-feira será de chuvas abrangentes e volumosas, por conta das instabilidades tropicais e da ZCIT, assim como das ondas de leste no leste do Nordeste. As instabilidades serão mais intensas na região, com irregularidades em direção ao centro do país.

A influência de uma massa de ar seco manterá o tempo firme no sul do Tocantins, enquanto no norte da região, os volumes de chuva serão pontuais entre 30 e 50 mm. No geral, haverá instabilidades na região, com destaque para o estado do Maranhão, podendo acumular mais de 40 mm no dia.

No sudoeste da Bahia, a previsão é de menos chuvas, com possibilidade de pancadas isoladas. Uma massa de ar seco deve predominar em Mato Grosso do Sul, Goiás e partes de Mato Grosso, favorecendo tempo firme, temperaturas elevadas e baixa umidade.

A previsão indica instabilidades isoladas no nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo, com volumes menores de chuva. Uma frente fria provocará chuvas intensas entre o norte do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, apresentando acumulados superiores a 80 mm, podendo gerar eventos adversos como granizo e vendavais. Enquanto isso, o Paraná seguirá com tempo seco e quente, com possíveis instabilidades no sudoeste.