Existem aproximadamente 812.795 hectares de milho plantados no estado.
Conforme o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, o avanço da colheita de milho no Rio Grande do Sul foi limitado em apenas 1% em relação à semana anterior, atingindo 77% da área total plantada devido à priorização da colheita da soja. Estima-se que existam 812.795 hectares de milho plantados no estado, com produtividade atual de 6.464 kg/ha.
Na região de Bagé, em Manoel Viana, as condições climáticas favoráveis têm beneficiado o cultivo do milho safrinha. Porém, a produtividade dependerá do controle eficaz de pragas como cigarrinha e pulgão, que têm sido encontradas desde o início das lavouras. Já em São Gabriel, a colheita atingiu 85% da área plantada, com as lavouras comerciais de maior investimento praticamente finalizadas.
Em outras regiões, como Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa e Soledade, a colheita também está em andamento, com variações na produtividade devido a fatores como doenças nas lavouras e condições climáticas adversas em determinados períodos do ciclo da cultura.
No aspecto comercial, o valor médio do milho no estado teve um aumento de 0,58% em relação à semana anterior, passando de R$ 51,57 para R$ 51,87 por saca de 60 quilos, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar.