Fechamento da soja em Chicago apresenta tendências

Sube Título: Desempenho semanal das vendas externas aquém das projeções do mercado

Fechamento da soja em Chicago apresenta tendências

Segundo informações divulgadas pela TF Agroeconômica, na Bolsa de Chicago, a soja encerrou o dia de forma mista devido a relatórios neutros. Apesar disso, o acumulado do mês foi positivo. O contrato de soja para maio24, que é a referência para a safra brasileira, fechou em baixa de -0,08%, a $ 1191,50. Já o contrato de julho24, também referência para a safra brasileira, teve uma queda de -0,10% e fechou a $ 1205,25. Quanto ao contrato de farelo de soja para maio, registrou uma diminuição de -0,38% a $ 337,7, enquanto o contrato de óleo de soja para maio teve um aumento de 0,59% e fechou a $ 47,95 por libra-peso.

O USDA divulgou dados sobre a intenção de plantio da oleaginosa, que foram considerados neutros com pequenas variações em relação ao ano anterior, de acordo com a expectativa do mercado. Entretanto, os dados trimestrais de estoques ficaram 9,37% acima do ano anterior e acima do esperado pelo mercado.

As vendas externas semanais ficaram aquém das expectativas do mercado. As chuvas recentes reduziram a área com seca antes do plantio de soja/milho de 39,97% para 26,56%. Apesar desses acontecimentos, o saldo de março para a oleaginosa foi positivo, mas a última sessão encerrou de forma mista.

A consultoria agroeconômica conclui que as vendas externas semanais estiveram próximas do mínimo esperado pelo mercado. As recentes chuvas na região da soja/milho reduziram as áreas com algum grau de seca antes do plantio, que está prestes a começar. Diante dessas oscilações, a oleaginosa encerrou o mês de março com um saldo positivo, porém com uma última sessão de forma mista.