Fase de pré-safra da soja contribui para a queda na produção agrícola.
De acordo com o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), o valor médio do frete por quilômetro rodado encerrou o mês de fevereiro em R$ 6,29, registrando uma queda de 1,10% em relação a janeiro. Esta redução foi influenciada, em parte, pela estabilidade do preço médio do diesel no período. A análise da Edenred Repom sugere que a fase de pré-safra da soja, com um atraso em relação ao ano anterior, também contribui para esse declínio. A demanda reduzida por transporte desta commodity tem impactado positivamente os custos do frete, mas espera-se que essa situação se modifique à medida que o cenário evolua.
Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom, destaca que a demanda por transporte é influenciada pelo tipo de mercadoria movimentada. No início deste ano, houve um aumento significativo no transporte de commodities da construção civil, como Ferro, Cobre e cimento, impulsionado pelo cenário aquecido neste setor.
Apesar de fatores como os custos com combustível e a perspectiva de redução na safra de soja terem exercido pressão nos preços do frete em fevereiro, outros elementos contribuíram para a sua queda.