Sube sem grande impacto no mercado
Na Bolsa de Chicago, a soja encerrou mais um dia em queda devido à colheita no Brasil e ajustes de mercado, como apontam dados divulgados pela TF Agroeconômica. O contrato de soja para março24, próxima data de negociação nos EUA, fechou em baixa de -0,04%, ou $ -0,50 cents/bushel a $ 1140,25. Já o contrato de maio24, usado como referência para a safra brasileira, registrou queda de -0,07% ou $ -0,75 cents/bushel a $ 1148,25. No entanto, os contratos de farelo de soja e óleo de soja para maio encerraram em alta.
A queda nos preços da soja se deve ao avanço da colheita no Brasil e aos ajustes no mercado antes da divulgação do pré-relatório WASDE do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A expectativa é de redução na produção brasileira, com base na atual colheita de acordo com a Conab. Apesar disso, essa redução não deve ter grande impacto no mercado devido à oferta elevada na América do Sul.
Segundo Doug Bergman, da RCM Alternatives, o mercado não costuma ser muito influenciado pelo relatório de março do USDA, uma vez que a atenção está voltada para os relatórios trimestrais de estoques e intenção de plantio nos EUA, que serão divulgados no final do mês. Os portos brasileiros preveem embarcar entre 12,31 milhões e 13,30 milhões de toneladas de soja em grãos em março, um aumento significativo em relação ao mês anterior, porém menor se comparado ao mesmo período do ano passado.