Entrega dos primeiros quilômetros da ferrovia é concluída em Mato Grosso

Executivo destaca importância dos primeiros trilhos para a história da infraestrutura nacional

Entrega dos primeiros quilômetros da ferrovia é concluída em Mato Grosso

A Rumo finalizou, em fevereiro, a construção de aproximadamente três quilômetros de trilhos na Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio, em Rondonópolis (MT), com a execução da terraplanagem, do viaduto e da instalação dos primeiros quilômetros da linha principal e de uma linha auxiliar para descarga de insumos. Essa etapa possibilitará a recepção de materiais por via ferroviária para a construção da nova ferrovia, ligando o sul de Mato Grosso a Cuiabá e ao Médio-Norte, totalizando 743 quilômetros.

A ferrovia irá conectar o estado à malha ferroviária nacional, ao mercado industrial e consumidor de São Paulo, e ao Porto de Santos (SP), sendo que a construção contou com 3.334 dormentes de concreto, 1.745 de madeira, dois aparelhos de Mudança de Via (AMVs) e 20 barras de trilhos (cada uma com 312 metros).

"Esses primeiros trilhos representam um novo momento na história da infraestrutura do país. Apesar de ser uma autorização estadual, a Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo nasce com o propósito de impactar a economia nacional, ao estabelecer um modal logístico altamente eficiente para o estado, reconhecido pelo agronegócio. Mato Grosso possui uma indústria próspera e setores de comércio e serviços que poderão se beneficiar grandemente das oportunidades do transporte ferroviário", avalia Harley Silva, Gerente Executivo de Implantação de Obras Ferroviárias da Rumo.

A construção da ferrovia em Mato Grosso não apenas trará vantagens econômicas, mas também terá um impacto substancial na geração de empregos. De acordo com a FIEMT, a implantação dos trilhos irá impulsionar o desenvolvimento nas regiões Sul, capital e Médio-Norte do estado, com a previsão de criação de 186 mil postos de trabalho durante a etapa de implementação, sendo 105 mil diretos, 41 mil indiretos e 40 mil induzidos, contribuindo para um ciclo positivo de empregabilidade, impulsionado pelo aumento da renda das famílias locais.

"Esta transformação já está em andamento. Desde os profissionais envolvidos na construção do primeiro viaduto ferroviário de Rondonópolis até os trabalhadores mobilizados nas etapas atuais, já foram envolvidos mais de 1.200 profissionais neste primeiro ano", destaca Tiago Proba, Gerente de Cultura, Atração, Diversidade e Marca Empregadora da Rumo.