Presidente eleito Maurício Buffon afirma que a entidade estará presente em todas as negociações para auxiliar o produtor rural a superar a crise no setor agrícola
A posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) para o triênio 2024-2027 será realizada no dia 23 de abril, às 19h, em Brasília. Maurício Buffon, produtor rural e atual 1º diretor administrativo da entidade, assumirá a presidência, sucedendo Antonio Galvan, que esteve à frente da associação desde abril de 2021. A eleição da nova diretoria ocorreu de forma unânime em 2 de abril e tem representantes das principais regiões produtoras de grãos do país.
Maurício Buffon, de 47 anos, filho e neto de pequenos agricultores, é natural de Ronda Alta, no norte do Rio Grande do Sul, mas se mudou para Sorriso, no Mato Grosso, em 1985, e posteriormente para Tocantins, em 2009, em busca de oportunidades na produção de grãos.
Como presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Tocantins (Aprosoja TO) - da qual foi sócio-fundador em 2013 e presidente desde outubro de 2017 -, Buffon liderou ações contra a taxação sobre a comercialização de soja e insumos agropecuários no estado. Em seu mandato, promoveu o seminário "Soja Responsável" e a divulgação da "Carta de Palmas", enfatizando a sustentabilidade ambiental da produção no cerrado brasileiro e a importância do Código Florestal.
Já na Aprosoja Brasil desde 2016, Buffon destaca a competência da diretoria eleita para o próximo triênio, ressaltando a importância de uma comunicação eficaz com diversos setores para enfrentar os desafios do setor produtor. Reconhecendo o trabalho de Antonio Galvan, Buffon se prepara para assumir a presidência da maior entidade de sojicultores da América Latina, comprometendo-se a seguir defendendo os interesses dos agricultores.