O uso do sorgo na alimentação animal: uma prática comum e eficiente
Durante a Tecnoshow Comigo, realizada nesta terça-feira (9/4), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) lançou o Agro em Dados de abril, informativo mensal que reúne os indicadores do agronegócio brasileiro, com enfoque especial em Goiás. Nesta edição, o destaque foi o sorgo, cereal bastante utilizado na alimentação animal.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados pela Seapa, a área plantada com sorgo em Goiás na safra 2023/24 deverá alcançar 428,2 mil hectares, registrando um crescimento de 11,3% em relação à safra anterior. Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 107% na área cultivada e um acréscimo de 100% na produção do sorgo no estado.
Pedro Leonardo Rezende, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ressalta que o cultivo do sorgo tem se fortalecido devido ao seu menor custo de produção em comparação com o milho, sendo também uma boa opção para regiões com escassez de água.
Conforme informações da Seapa, a previsão para a safra atual é de que Goiás produza 1,4 milhão de toneladas de sorgo, correspondendo a 30,4% da produção nacional e colocando o estado em posição de destaque nacional na produção e exportação desse cereal. Em nível estadual, o município de Rio Verde se destaca como o principal produtor de sorgo.