Soja continua em trajetória de alta em Chicago

Mercado segue cobrindo posições vendidas iniciadas na sexta-feira

Soja continua em trajetória de alta em Chicago

Na Bolsa de Chicago, a soja encerrou em alta devido a um movimento de cobertura de posições vendidas, conforme informado pela TF Agroeconômica. O contrato de soja para maio24, que é utilizado como referência para a safra brasileira, teve um aumento de 0,56%, chegando a $ 1167,50 por bushel. O contrato de julho24, também referente à safra brasileira, teve um acréscimo de 0,47%, alcançando $ 1182,00 por bushel. Além disso, o contrato de farelo de soja para maio e o contrato de óleo de soja para maio também registraram altas.

O mercado continua com essa movimentação de cobertura de posições vendidas que começou na sexta-feira, com os Fundos de Investimentos corrigindo suas carteiras devido a expectativa de um plantio mais lento na próxima semana. O dólar no Brasil também contribui para o alívio do mercado, apesar de ainda estar acima de R$5,00. A desvalorização da moeda americana, o avanço da colheita no Brasil e o bom desenvolvimento da soja na Argentina têm limitado os ganhos.

O Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas (NASS) divulgou que 8% do plantio nos EUA foi concluído no domingo, correspondendo ao ritmo do ano passado e dobrando a média dos últimos 5 anos. Apenas Ohio e Indiana estão atrasados em relação ao ritmo normal, enquanto Illinois está acima da média em 5%, Iowa está 6% mais rápido que a média e Missouri já plantou 16%, contra a média de 3%.