Prejuízos ao longo da cadeia produtiva decorrem do déficit de estocagem de grãos, alerta Abramilho
Paulo Bertolini, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), defendeu a necessidade de mais incentivos e recursos para investimentos em armazenagem no Brasil. Ele ressaltou que a falta de locais adequados para estocar grãos causa prejuízos em toda a cadeia produtiva e gera insegurança alimentar.
Durante o Congresso Abramilho em Brasília, Bertolini enfatizou a carência de investimentos em armazenamento e infraestrutura, especialmente para o milho, que tem alta produtividade por hectare. Ele apontou a urgência de avanços nesse setor, considerando o déficit de 120 milhões de toneladas de capacidade de armazenagem nas fazendas.
Além disso, Bertolini destacou a importância de um Plano Safra mais agressivo e de garantir recursos para o seguro rural. Ele ressaltou que a subvenção não é um gasto, mas sim um investimento que resulta em benefícios como empregos, renda e segurança alimentar. O presidente da Abramilho também expressou preocupação com a possível falta de recursos para equalização de juros no próximo Plano Safra devido a prorrogações de dívidas.
Finalmente, Bertolini solicitou um reforço no seguro rural e a inclusão do seguro e do Plano Safra no orçamento federal. Ele manifestou confiança na sensibilização do Ministério da Agricultura e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto à importância desses investimentos.