Chuvas intensas atingem o Rio Grande do Sul devido a frentes frias e ciclone

Previsão de tempo firme a partir de terça-feira (14/5) com o deslocamento das massas de ar seco

Chuvas intensas atingem o Rio Grande do Sul devido a frentes frias e ciclone

Segundo a Climatempo, o Rio Grande do Sul terá chuvas fortes até domingo, especialmente na região da Grande Porto Alegre, na Serra e na metade norte do estado, devido à redução contínua da pressão atmosférica. Essa baixa pressão impulsiona o ar úmido para camadas superiores da atmosfera, resultando na formação de nuvens de chuva.

Além disso, a região receberá ar úmido do oceano e ar quente do Norte. No domingo, prevê-se um aumento dos volumes de chuva nas regiões oeste e sul de Santa Catarina.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou para volumes de chuva entre 50 e 90 milímetros nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, oeste, centro, áreas da serra e vales, no sábado, com pouca variação de temperatura. No domingo, umidade do norte do país e formação de um ciclone no litoral gaúcho intensificarão a chuva na região metropolitana de Porto Alegre, norte e centro do estado.

Na segunda-feira, a previsão é de chuvas moderadas a fortes nas regiões norte, serra e leste, com alerta para ventos entre 50 e 80 km/h. A partir de terça-feira, o tempo deve melhorar com a chegada de uma massa de ar mais seco, mas as temperaturas irão cair ainda mais.

As últimas 24 horas registraram volumes significativos de chuva no Guaíba e litoral Norte, resultando em aumento dos níveis de rios como o Guaíba, Rio do Sinos, Rio Taquari e Rio Uruguai. Apesar disso, a tendência é de estabilidade nos rios Taquari e Caí, enquanto se espera que o rio Uruguai atinja o pico de cheia em Uruguaiana.