Efeito do calor extremo na qualidade do grão
A partir desta terça-feira (14/5) tem início oficialmente a colheita da safra de café conilon no Espírito Santo, maior produtor da variedade no Brasil. A preocupação dos cafeicultores locais se deve às altas temperaturas, que podem comprometer a qualidade do grão devido ao calor intenso.
Ao mesmo tempo, o café conilon brasileiro tem conquistado espaço no mercado internacional desde o início deste ano, com exportações para regiões produtoras como Vietnã e Indonésia, que aumentaram em 211% e 119%, respectivamente, devido à quebra de safra na Ásia provocada pela forte estiagem. Os dados foram divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) nesta segunda-feira (13/5).
O início da colheita do café conilon brasileiro também está mexendo com o mercado. O analista Fernando Maximiliano, da StoneX, destaca que este momento é único, com o Brasil se tornando o país mais competitivo no mercado de conilon devido aos problemas na oferta na Ásia. A expectativa é se o Brasil será capaz de atender toda a demanda internacional e qual será o rendimento desta safra.
Apesar das preocupações com a qualidade do café devido ao calor, os produtores aceleraram a colheita visando lucros maiores. Isso resultou em mais frutos verdes no mercado, impactando a qualidade e gerando alerta para a safra 2024/25. A expectativa é que a qualidade do café brasileiro influencie positivamente nos preços da commodity, conforme mais grãos forem disponibilizados no mercado.