Cultura da acácia-negra impulsiona sustento de famílias

Produção principal de acácia-negra é voltada para o setor energético

Cultura da acácia-negra impulsiona sustento de famílias
Foto: Canva

Conforme o Informe Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na última quinta-feira (04/07), na área administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a plantação de acácia-negra tem um papel relevante nas propriedades familiares. Essa atividade contribui para a diversificação da renda, sobretudo complementando o trabalho assalariado em fábricas locais. Em alguns municípios, há estímulo ao plantio de acácia-negra por empresas do ramo, que fornecem mudas para novos cultivos.

A maior parte da produção de acácia-negra é destinada à geração de energia, com aproximadamente 90% sendo usada para consumo residencial, aquecimento industrial, lareiras, fornos, padarias e fabricação de carvão. Uma parcela menor é utilizada na construção civil, principalmente como vigas.

As etapas da plantação envolvem o plantio, tratos culturais, controle de formigas e colheita. Atualmente, as condições fitossanitárias das plantações são consideradas favoráveis. Entretanto, recentemente, os preços da lenha e da casca estabilizaram, seguidos por uma redução nas vendas.

O estímulo ao plantio de acácia-negra por empresas do setor tem sido fundamental para manter a sustentabilidade econômica das propriedades familiares. A diversificação proporcionada por essa atividade colabora para a renda das famílias, especialmente em períodos de instabilidade econômica.

A Emater/RS-Ascar segue acompanhando a situação e oferecendo apoio técnico aos agricultores, visando preservar a saúde das plantações e a viabilidade econômica da cultura da acácia-negra na região.