Primeira edição do evento é realizada na região Nordeste do país
Dando início na última terça-feira (9), o 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto reúne até quinta-feira (11), experts em agricultura, agricultores locais e estrangeiros, expositores de tecnologias agrícolas, cientistas, além de outros profissionais do setor, no complexo da Bahia Farm Show, em Luis Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. O evento bienal é um dos mais relevantes em termos de gestão e boas práticas agrícolas do país.
O agricultor Volnei Zorzi e o consultor técnico Cleverson Pozzebon atuam na agricultura do Paraguai, com cultivos de soja, milho, feijão e trigo, e percorreram mais de dois mil quilômetros para participar do encontro, realizado pela primeira vez no Nordeste este ano. "Acompanhamos as atividades da federação, estivemos em Foz do Iguaçu e decidimos viajar mais de dois mil quilômetros para participar deste evento. Viemos de carro para explorar melhor a região e estamos satisfeitos com tudo que encontramos até agora. Estamos felizes com o evento e vamos continuar acompanhando de perto", afirmou Zorzi.
Defendendo a adoção plena do Sistema Plantio Direto, o consultor destacou a importância de manter o solo na rotação dos cultivos, algo frequentemente negligenciado pelos produtores. Por sua vez, o presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) ressaltou a relevância do evento ao abordar temas como carbono e regeneração do solo.
Segundo a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (Febrapdp), o Sistema Plantio Direto (SPD) é uma prática agrícola que abrange aproximadamente 36 milhões de hectares no Brasil e está focada na produção sustentável de alimentos, fibras e energia. Para a professora e integrante da comissão técnica científica da Febrapdp, Marie Bartz, o cenário de incerteza climática ressalta a importância do Sistema Plantio Direto para a conservação do solo.
Com foco na agricultura sustentável, o evento contou com palestras e o painel "Solo e a Vida: o Plantio Direto como base para a agricultura sustentável", transmitido em âmbito nacional pelo Canal Rural. O presidente da Febrapdp destacou o papel da emissora como elo com os produtores de todo o país, ressaltando a importância de manter o solo com biodiversidade e cobertura permanente. João Carlos Moraes de Sá, presidente da comissão técnica científica da Febrapdp, apresentou dados técnicos e detalhes sobre o projeto SPD Agro.