Eficiência de cerca de 90% no controle da cercosporiose no milho
O fungicida multiculturas Vitene, da Sipcam Nichino Brasil, está apresentando bons resultados em campo, confirmando o desempenho observado durante a fase de desenvolvimento do produto. Segundo José de Freitas, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado da empresa, as aplicações do fungicida na safra 2021-22 estão sendo promissoras.
Registrado para 24 culturas e lançado recentemente, o Vitene é destacado pela fabricante como uma ferramenta estratégica para o manejo preventivo de doenças em culturas como algodão, milho e feijão. Freitas destaca que dados preliminares indicam a eficácia do fungicida no controle de importantes doenças dessas culturas.
O engenheiro ressalta que antes de ser lançado no mercado, o Vitene passou por mais de 50 experimentos realizados em parceria com 28 das principais instituições de pesquisa agrícola do Brasil.
Freitas destaca os resultados obtidos em campos de algodão, onde o tratamento com Vitene apresentou bons índices no controle da doença ramulária, além de altas produtividades. Em culturas de milho, o fungicida mostrou eficácia no controle da cercosporiose, resultando em altas produtividades. Já no feijão, o Vitene se mostrou eficaz no controle de diversas doenças, sendo uma opção atraente para os agricultores.
O Vitene é um fungicida sistêmico do grupo das estrobirulinas e dos triazois, com atuação translaminar. Seus ingredientes ativos, azoxistrobina e difenoconazol, oferecem eficácia contra diversas doenças, com alta seletividade. Além de algodão, milho e feijão, o fungicida também está registrado para diversas outras culturas, conforme informado pela empresa Sipcam Nichino.