Manter a produção anual de 650 milhões de toneladas de grãos: meta para o setor agrícola
O governo chinês anunciou recentemente um novo plano para impulsionar a "revitalização rural, acelerar o desenvolvimento agrícola e posicionar a China como potência no setor". Denominado "Documento Central nº 1", o projeto estabelece novas diretrizes que serão implementadas ainda este ano, priorizando a base da "agricultura, áreas rurais e agrícolas".
Anualmente, as autoridades centrais da China divulgam uma declaração oficial inicial, por meio de um documento que é considerado um indicador das políticas prioritárias. O foco no desenvolvimento agrícola e rural tem sido predominante por 20 anos consecutivos desde 2004.
Segundo a China Global Television Network (CGTN), o documento não só detalha as principais tarefas para impulsionar de maneira abrangente a revitalização rural, mas também oferece diretrizes específicas para acelerar o fortalecimento da agricultura chinesa, com destaque para o fortalecimento por meio da ciência e da tecnologia.
A agência chinesa enfatiza a importância de avançar nas tecnologias agrícolas essenciais, estabelecer laboratórios e centros de inovação, além de promover a pesquisa e desenvolvimento de maquinário agrícola inteligente em grande escala. O documento também apela para o desenvolvimento sustentável da agricultura, com foco na proteção do meio ambiente, na melhoria das infraestruturas agrícolas e na expansão da produção de grãos.