O Estado deve colher 2 mil toneladas ou reduzir em 13% sua produção
Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, cerca de 75% da área semeada de girassol no Rio Grande do Sul em agosto já foi colhida, com os trabalhos concentrados na região de Santa Rosa. As lavouras semeadas após as chuvas no final de novembro, correspondentes a 25% do total da área cultivada, estão em fase de enchimento de grãos.
Inicialmente, a expectativa de produtividade do girassol era de 1,6 toneladas por hectare. No entanto, devido ao clima desfavorável nas lavouras semeadas em agosto, a média atual apresenta uma redução de aproximadamente 22,5%, resultando em uma produtividade média de 1,2 toneladas por hectare. Além disso, a área plantada nesta safra é menor em comparação ao ano anterior, de acordo com a Conab, que estima uma colheita total de 2 mil toneladas no Estado, o que representa uma redução de 13%.
No cenário nacional, Goiás se destaca como o maior produtor de girassol, com uma expectativa de produção de 34 mil toneladas. No entanto, o país como um todo deve colher 55 mil toneladas, o que representa uma queda de 27% em relação à safra anterior. O preço da saca de 60kg do girassol é de R$ 154,50.