Diversificação: explorando novas commodities, regiões e elos da cadeia de produção.
Anthony Andrade, Head de Consultoria do Rabobank Brasil, alerta que o produtor que se concentra em apenas uma commodity está sujeito a riscos específicos de clima, afetando diretamente a comercialização. Ele destaca a importância de ter uma estratégia para diversificar os investimentos, recomendando alcançar maturidade no negócio atual para obter ganhos de escala e vantagens como maior poder de negociação, tecnologia avançada e maior produtividade.
Quando o ganho de escala não proporciona mais melhorias significativas nas margens, é o momento de começar a diversificar os investimentos, seja em outra commodity, região ou outra etapa da cadeia produtiva. É essencial considerar a complexidade operacional, comercial e financeira de cada negócio, fazendo uma análise minuciosa de mercado e viabilidade dos investimentos.
Ao investir em um novo negócio, é importante definir objetivos de curto, médio e longo prazos, começando, se necessário, por um projeto-piloto competitivo. O planejamento e acompanhamento dos mercados nacionais e internacionais são cruciais para determinar a melhor estratégia de diversificação, evitando que o novo empreendimento se torne uma distração do negócio principal.