Floricultura e Turismo se destacam no Circuito da AgroBrasília

Diversificando o agronegócio: aprenda como incorporar o cultivo de flores ao turismo na AgroBrasília

Floricultura e Turismo se destacam no Circuito da AgroBrasília

Durante a AgroBrasília, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de maio, os visitantes terão a oportunidade de aprender no Circuito da Floricultura da Emater-DF como unir a produção de flores ao turismo. Os produtores rurais poderão compreender como gerar renda ao aproveitarem espaços em suas propriedades para conciliar a produção de flores e criar áreas destinadas à visitação e experiências turísticas, incluindo ensaios fotográficos, entre outras atividades.

No Circuito da Floricultura, serão encontradas variedades como hortênsias, amarílis, vinca, zíneas, tagetes, suculentas e girassóis, plantas com grande potencial de produção no Distrito Federal. As hortênsias, por exemplo, são perenes e podem ser comercializadas em corte, além de formarem campos abertos à visitação. Já as amarílis têm sua comercialização focada principalmente em vasos.

Giselle Beber Canini, coordenadora do Circuito, destacou que as demais espécies plantadas foram doadas pela Novacap, visando mostrar aos produtores o potencial das flores e plantas ornamentais em cenários de vivência e paisagismo, agregando valor às propriedades.

Segundo dados de 2022 da Emater-DF, a produção local de flores e plantas ornamentais ocupou 414 hectares, com 239 produtores atuantes. As forrações foram as que mais lucraram, totalizando R$40,4 milhões em Valor Bruto de Produção (VBP), com destaque para a grama esmeralda, que teve a maior área plantada, 234 hectares.

A produção de flores e plantas ornamentais no Brasil exibe taxas de crescimento significativas desde 2006, o que torna a floricultura uma grande oportunidade de negócio para a área rural do Distrito Federal. A qualidade superior dos produtos locais em relação aos importados se destaca pela adaptação das plantas ao clima do cerrado e pela proximidade com um grande mercado consumidor.

Durante a AgroBrasília, extensionistas da Emater-DF estarão disponíveis para receber os visitantes e apresentar as tecnologias dos oito circuitos presentes, incluindo práticas de conservação do solo e o Galpão do Produtor. A feira será realizada no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Núcleo Rural PAD-DF, das 9h às 17h.