Levantamento aponta para uma queda nos custos dos insumos para o setor.
Recente levantamento da área de hortaliças da ESALQ/USP indica uma queda nos custos dos insumos para o setor, o que pode trazer um alívio para os produtores. O retorno ao trabalho presencial aumenta o consumo de alimentos fora de casa, somado ao anúncio de um plano safra com recursos favoráveis aos pequenos e médios produtores pelo Governo Federal, criando um ambiente propício para investimentos em tecnologia no segmento. Nesse contexto, a Rivulis, especialista em irrigação localizada, amplia seu portfólio para oferecer soluções para hortifruti, conforme destaca o diretor comercial Guilherme Souza.
De acordo com o especialista Marcus Domingos, a Rivulis oferece diferentes sistemas de irrigação, como aspersão, microaspersão e gotejamento, atendendo às necessidades dos produtores rurais em diversos sistemas produtivos. Além disso, para cultivos protegidos, destacam-se os gotejadores externos e os sistemas de nebulização, que proporcionam condições ideais para o desenvolvimento das plantas.
Domingos ressalta a expansão da cultura do Mirtilo em outras regiões do Brasil, destacando a importância da irrigação no processo. Com novas variedades tolerantes a climas mais quentes e úmidos, como a cultivar Biloxi, o polo produtivo do Mirtilo se expandiu do sul para o centro-oeste e nordeste do país. Essa cultura, que antes era praticamente importada, agora apresenta um grande potencial de crescimento no mercado brasileiro, especialmente com o uso de irrigação por gotejamento nas novas regiões onde o padrão de chuvas é diferente do sul e sudeste do país.