Importância da genética de sementes em hortaliças para aumento da produtividade
O avanço tecnológico na agricultura acontece por diferentes vias, englobando aspectos como insumos e maquinário agrícola, entre outros elementos. No segmento de hortaliças, a genética das sementes desempenha um papel crucial na melhoria da produtividade, proporcionando características que impulsionam os negócios dos agricultores. Um exemplo disso é o brócolis, cujo aumento na produção no Brasil se deve, em parte, ao desenvolvimento de variedades híbridas através de pesquisas.
De acordo com a Associação Brasileira do Comércio de Sementes (ABCSEM), esses avanços genéticos permitem o cultivo das hortaliças em regiões ou períodos com altas temperaturas, uma vez que as novas sementes são mais adaptadas à condições tropicais. Isso amplia as possibilidades de plantio e colheita ao longo do ano, beneficiando o mercado nacional.
O crescimento da área de cultivo e da produtividade do brócolis no Brasil tem sido favorecido pela introdução de novas variedades mais adaptadas ao clima, como os híbridos desenvolvidos para tolerar temperaturas mais elevadas. Essa adaptação tem possibilitado a expansão das áreas de plantio e períodos de cultivo, levando a um aumento na oferta de brócolis ao longo do ano e impulsionando o mercado nacional.
Uma das variedades mais promissoras é o híbrido Ninja da linha Topseed Premium da Agristar do Brasil, destacando-se pela resistência a doenças como Xanthomonas, o que permite sua plantação em diferentes estações do ano. Com características específicas, como a estrutura das folhas que favorece a drenagem da umidade e a ventilação, o brócolis Ninja F1 se destaca pela qualidade do produto final, além da sua precocidade no ciclo de produção.
Essas inovações genéticas oferecem aos agricultores oportunidades de sucesso com o cultivo do brócolis, contribuindo não apenas para o aumento da produção, mas também para a qualidade e variedade do produto disponível no mercado.