Mercado do Chile autoriza a entrada do mamão brasileiro

Brasil amplia mercado de exportações para Europa, Estados Unidos e América do Sul

Mercado do Chile autoriza a entrada do mamão brasileiro

Hoje em dia, o Brasil está cada vez mais consolidando sua presença no mercado chileno. No ano passado, o país iniciou a exportação de limão taiti para o Chile, e agora o mamão brasileiro também conquistou espaço no país. A qualidade e reputação da fruta produzida no Brasil foram os principais motivos que despertaram o interesse dos chilenos, considerando-a uma das melhores do mundo.

Para abrir esse mercado, o Chile enviou uma equipe técnica para inspecionar o controle fitossanitário na produção de mamão no Brasil. A visita ocorreu no Espírito Santo e contou com a presença de auditores do Ministério da Agricultura do Chile, bem como auditores fiscais brasileiros.

Posteriormente, a Abrafrutas realizou uma visita ao Chile com produtores brasileiros para entender as peculiaridades do consumo de mamão no país. O objetivo era dialogar com os importadores para facilitar a comercialização da fruta, abordando aspectos como qualidade, maturação e calibres.

O diretor da Abrafrutas, Eduardo Brandão, confirmou que o mercado está oficialmente aberto e já é possível cadastrar os produtores interessados em exportar. Em breve, haverá uma reunião com os produtores para discutir as etapas de implementação do Plano de Trabalho visando iniciar as exportações de mamão para o mercado chileno. Em 2022, o mamão foi a sexta fruta mais exportada pelo Brasil, sendo o Espírito Santo o maior produtor e exportador. Além do Chile, o Brasil exporta mamão para a Europa, Estados Unidos e outros países da América do Sul.