Conveniência, praticidade e segurança no consumo de alimentos: pautas essenciais
Ficou claro que a pandemia provocou mudanças no comportamento de consumo dos brasileiros e também dos consumidores ao redor do mundo. Durante esse período, várias tendências para frutas e hortaliças foram reforçadas, como a busca por conveniência, praticidade, segurança e origem dos alimentos. A preocupação com a rastreabilidade dos produtos aumentou, pois os consumidores desejam saber mais detalhes sobre o que consomem, como a sua origem e quem foi o produtor.
Além disso, os consumidores estão em busca de novos produtos, sabores e experiências, com acesso contínuo aos produtos. No entanto, para o setor de frutas e hortaliças, que possui sazonalidade, o desafio é transmitir claramente essas informações aos consumidores. Nesse sentido, a palavra-chave é INFORMAÇÃO: quanto mais o consumidor souber sobre o que está consumindo, mais fácil será decidir o que, quando e de quem comprar.
Observando o ponto de vista das empresas, nota-se uma crescente demanda por sustentabilidade, não só no Brasil, mas também globalmente. Neste contexto, as preocupações ambientais, sociais e de governança são essenciais para manter os produtos competitivos no mercado. Temas como redução do uso de plástico nas embalagens estão em evidência.
A IFPA - International Fresh Produce Association - desempenha um papel fundamental ao promover a indústria de produtos frescos e florais, buscando aumentar o consumo desses itens. Para alcançar esse objetivo, é necessário organização em toda a cadeia de suprimentos e a disseminação de informações e educação para produtores, varejistas e consumidores. A associação atua como facilitadora nesse processo, envolvendo todos os elos da cadeia para melhorar o dia a dia das empresas participantes.