Alta nos preços da raiz de mandioca devido ao aumento na demanda e oferta limitada
Na semana passada, as condições climáticas favoráveis contribuíram para a colheita da raiz de mandioca em diferentes regiões monitoradas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Apesar do clima propício, a oferta de matéria-prima não atendeu às expectativas devido à baixa disponibilidade de lavouras e à priorização de tratos culturais pelos produtores, que também estão postergando a comercialização.
Por outro lado, a demanda pela matéria-prima teve um aumento significativo, especialmente por parte das farinheiras, de acordo com os pesquisadores do Cepea. Esse aumento na demanda, combinado com a oferta limitada, resultou em um aumento nos preços da raiz de mandioca ao longo da semana.
No campo, as estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam para um cenário promissor na safra de mandioca no Brasil em 2023. A área a ser colhida deve crescer 1,4%, alcançando 1,24 milhão de hectares, enquanto a produtividade está prevista para aumentar 2,8%, chegando a 15,3 toneladas por hectare. Como resultado, a produção total de mandioca deve aumentar 4,2%, totalizando 18,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do IBGE.