Novas cultivares garantem produção de outubro a dezembro com períodos de maturação complementares
Três novas cultivares de nectarineiras - BRS Cathy, BRS Dani e BRS Janita foram anunciadas pela Embrapa Clima Temperado (RS), fruto do trabalho do Programa de Melhoramento Genético de Frutas de Caroço. Desenvolvidas com foco na oferta contínua de frutas nos pomares, cobrem o período do final de outubro ao final de dezembro, principalmente para o mercado in natura.
As variedades foram planejadas para maturação e colheita precoce na região de Pelotas (RS), onde as principais avaliações a campo foram realizadas. A BRS Cathy inicia a colheita no final de outubro ou início de novembro, seguida pela BRS Dani a partir da segunda quinzena de novembro e finalizando com a BRS Janita a partir da segunda semana de dezembro. Na cidade de Pinto Bandeira (RS), durante o 4º Encontro Estadual de Frutas de Caroço, as novas variedades foram lançadas, dado o destaque do município como maior produtor de pêssegos de mesa no Rio Grande do Sul.
A Embrapa prevê o lançamento de mais três variedades de nectarineiras nos próximos dois a três anos, totalizando sete opções até 2026. As características das variedades incluem frutas de polpa branca e amarela, com diferentes colorações na película e cobertura. Além disso, os frutos variam em peso médio, entre 80 g e 110 g, e em produtividade, podendo chegar a até 20 t/ha em contextos favoráveis.
As novas cultivares foram desenvolvidas após avaliações realizadas ao longo de mais de quinze anos em Pelotas (RS) e de seis a oito anos em Bento Gonçalves (RS), além de testes em produtores parceiros no Sul e Sudeste do Brasil. Recomenda-se o cultivo nas regiões Sul e Sudeste, devido à baixa necessidade de frio das variedades, adaptando-se a diferentes condições climáticas. O potencial de crescimento do cultivo no Brasil está relacionado à demanda crescente pela fruta, evidenciada pelo aumento das importações nos últimos seis anos, conforme dados da Secex/MDIC.