Importância do monitoramento de lavouras na gestão eficaz de pragas agrícolas
Além da traça-do-tomateiro, considerada atualmente a principal praga na cultura do tomate do ponto de vista econômico, o produtor de tomate deve estar ciente da presença da broca-pequena (Neuleucinodes elegantalis) e da broca-grande do tomateiro (Helicoverpa zea). Essa informação foi compartilhada pela equipe técnica da Sipcam Nichino Brasil, uma das líderes na oferta de produtos químicos para hortifrútis. Eles destacam a importância do monitoramento constante para controlar as duas pragas ao longo da safra.
O engenheiro agrônomo da empresa, Vitor Cabral, recomenda iniciar o tratamento imediatamente após identificar a presença de lagartas, utilizando inseticidas de ação rápida, entre o período de florescimento e frutificação das plantas. Segundo Cabral, a broca-pequena-do-tomateiro pode causar grandes prejuízos à produção, chegando a reduzir a produtividade em até 50%. O inseticida Trebon® 100 SC, da Sipcam Nichino, mostrou-se eficaz no controle dessas pragas em testes de campo e comerciais.
Cabral ressalta que o Trebon® 100 SC age rapidamente em ovos, lagartas e adultos, alcançando eficácia de 90% contra lagartas e 98,6% contra ovos e adultos. Ele destaca a alta seletividade do produto a inimigos naturais e a sua compatibilidade com produtos biológicos, sendo indicado para o manejo integrado de pragas e o controle de resistência de inseticidas. Em todos os experimentos realizados, o Trebon® 100 SC superou as tecnologias convencionais, apresentando excelentes resultados.