Afubra recebe mais de 100 comunicados de granizo na região serrana de Venâncio: impacto nos agricultores

Granizo atinge lavouras de tabaco em Venâncio Aires, causando danos significativos

Afubra recebe mais de 100 comunicados de granizo na região serrana de Venâncio: impacto nos agricultores

As lavouras de tabaco de Venâncio Aires, principalmente da região serrana, foram prejudicadas pela chuva de granizo que ocorreu no começo da tarde de terça-feira, 10. Até as 11h de quarta-feira, 11, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) já havia recebido 117 relatos de perdas em plantações da microrregião de Venâncio Aires. No Rio Grande do Sul, conforme a entidade, foram contabilizados 1.046 chamados até a manhã de quarta-feira, devido à chuva de granizo.

De acordo com o coordenador do departamento técnico da Afubra, André Fagundes, as lavouras das localidades de Linha Cipó, Linha Cachoeira e Linha Julieta, no interior de Venâncio, foram as mais afetadas. Ele explicou que o trabalho de recuperação já teve início na manhã de quarta-feira. Cleonise Goettems, moradora de Linha Julieta, estima uma perda de 10 mil pés de tabaco, prejudicando a colheita da família que estava na fase final.

Na segunda-feira, a região havia recebido aproximadamente 20 milímetros de chuva. Com o volume registrado na terça-feira, o acumulado na região ultrapassou os 100 milímetros.

Os chamados em decorrência do granizo no Rio Grande do Sul foram distribuídos da seguinte forma: - Microrregião Santa Cruz do Sul – 214 - Microrregião Venâncio Aires – 117 - Microrregião Candelária – 08 - Microrregião Sobradinho – 125 - Microrregião Canguçu – 229 - Microrregião Camaquã – 351 - Microrregião São Lourenço do Sul – 1 - Microrregião Jaguari – 1 Totalizando 1.046 registros.