Conab verifica que 99% da área plantada de milho está em boas condições climáticas
O Boletim Semanal mais recente divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) traz boas notícias para a safra de algodão no Brasil, com praticamente 99% das áreas de plantio já cobertas e um cenário favorável para o desenvolvimento das lavouras em vários estados produtores.
No Mato Grosso, principal estado produtor de algodão, o plantio foi concluído e as primeiras lavouras estão avançando para a fase de floração, indicando um alinhamento com as condições climáticas ideais. Na Bahia, outro estado importante para a cultura do algodão, há um bom desenvolvimento nas lavouras de sequeiro, enquanto o plantio nas áreas irrigadas continua, com o registro de florescimento precoce em algumas regiões indicando estresse hídrico.
No Mato Grosso do Sul, as lavouras estão entrando nas fases reprodutivas, sugerindo que as condições de cultivo têm sido favoráveis até o momento. Maranhão e Minas Gerais reportam a conclusão do plantio e o avanço das lavouras, com destaque para o aparecimento de flores em MG, sinalizando um bom desenvolvimento vegetativo e reprodutivo.
Em Goiás, a semeadura continua, com lavouras em diferentes estágios de desenvolvimento, refletindo a diversidade de condições dentro do estado. São Paulo apresenta lavouras mais adiantadas em relação à safra anterior, indicando progresso no manejo e adaptação às condições locais. No Piauí, as condições também são favoráveis, sem grandes adversidades relatadas.
No geral, as boas condições climáticas estão beneficiando o desenvolvimento das lavouras, inclusive aquelas plantadas mais tarde. Cerca de 3,6% das lavouras estão em fase de floração, sensível ao estresse térmico e hídrico, e aproximadamente 1,1% já estão com maçãs formadas.
(Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.)