Aumento da demanda por carne suína impulsiona preços para o período de festas.

Preço da carcaça especial suína apresenta pequena queda em novembro

Aumento da demanda por carne suína impulsiona preços para o período de festas.

Os preços da carne suína vêm subindo desde meados de novembro devido ao aumento da procura por atacadistas, que estão formando estoques para atender à demanda no final do ano. De acordo com análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse movimento positivo é reflexo do aumento da atividade no setor.

Até o dia 21 de novembro, o valor médio da carcaça especial suína teve uma ligeira queda de 0,8% em relação a outubro, devido a vendas estagnadas no início do mês, mas logo houve uma valorização nas semanas seguintes.

Mesmo com essa queda, a carcaça especial suína é vendida, em média, a R$ 9,76/kg no atacado da Grande São Paulo ao longo de novembro.

O aumento nas compras dos atacadistas está ligado ao planejamento para atender a demanda no período de festas de fim de ano, o que garante um abastecimento mais seguro e estável para os consumidores durante as celebrações, apesar da pressão de alta nos preços.

Segundo os pesquisadores do Cepea, a dinâmica atual do mercado de carne suína é resultado da busca por estoques estratégicos e das variações na demanda ao longo do mês.