Mato Grosso atinge novo recorde de exportações de carne bovina em 2023
No ano de 2023, as exportações de carne bovina de Mato Grosso atingiram um novo nível, impulsionadas pela atuação estratégica do Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC) em mercados internacionais-chave. Com um volume exportado de 589,19 mil toneladas em equivalente carcaça, o estado se consolidou como um dos principais fornecedores globais desse produto, conforme dados divulgados pelo IMAC.
O foco do IMAC em promover a qualidade e sustentabilidade da carne produzida em Mato Grosso resultou na proximidade comercial com 83 destinos internacionais, sendo alcançado por meio de participação em feiras de negócios e discussões internacionais. Os esforços renderam frutos, destacando-se o aumento das aquisições do Egito e dos Emirados Árabes Unidos em 8,39% e 61,39%, respectivamente, após visitas de representantes do IMAC em 2022. Mesmo com uma redução de mais de 18% nas exportações para a China, o país permanece como o maior importador da carne bovina mato-grossense, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
O diretor técnico operacional do IMAC, Bruno Andrade, ressaltou a importância da diversificação de mercados para evitar dependências excessivas de um único comprador, incentivando a exploração de oportunidades em outros países para a carne mato-grossense. O crescimento projetado do rebanho bovino de Mato Grosso, de 2% ao ano até 2026, oferece perspectivas promissoras para o setor, segundo o Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso (DataHub MT), com expectativas otimistas para exportações recordes em 2024.
Por meio de missões internacionais e participações em eventos como o Congresso Mundial da Carne em 2025, sediado na capital do estado, o IMAC continua fortalecendo os laços comerciais e buscando ampliar a presença de Mato Grosso no cenário internacional.