Novos hábitos de consumo revelam a importância da segurança alimentar
Antônio Ponce, líder de proteínas da Sealed Air para América Latina, elaborou uma lista com quatro pontos essenciais para orientar o funcionamento dos frigoríficos e impulsionar o avanço da indústria no futuro. As orientações envolvem inovação em tecnologia de embalagens, automação e robôs nas plantas, rastreabilidade e transparência, e sofisticação de produtos no varejo.
No primeiro ponto, sobre inovação em tecnologia de embalagem, Ponce destaca a importância de investir em novas tecnologias de embalagens para atender à demanda por conveniência, segurança alimentar e sustentabilidade. A embalagem a vácuo é ressaltada como uma opção que mantém a qualidade da carne por mais tempo, reduzindo o desperdício de alimentos e contribuindo para a sustentabilidade da cadeia produtiva.
No segundo ponto, a automação e o uso de robôs nas plantas é apontado como essencial para aumentar a produtividade, reduzir riscos de contaminação cruzada, ampliar a segurança alimentar e lidar com questões relacionadas à mão de obra. A previsão é que a automação seja fundamental para o setor de carnes nos próximos anos.
Na terceira orientação, é ressaltada a importância da rastreabilidade e transparência, com tecnologias que permitem ao consumidor conhecer a origem do produto. Essa prática além de proporcionar uma experiência de consumo diferenciada, também contribui para o combate a fraudes e para a segurança alimentar.
Por fim, o quarto ponto destaca a sofisticação de produtos no varejo, com o avanço no desenvolvimento de cortes nobres e a apresentação de novos padrões de carnes nos supermercados. A inovação em sistemas de embalagens que agreguem valor a esses produtos é apontada como essencial para atender à demanda por cortes mais sofisticados.