Crescimento de 1,7% na produção de carne suína inspecionada

Produção no segundo trimestre alcança 1,321 milhão de toneladas

Crescimento de 1,7% na produção de carne suína inspecionada

Os dados do IBGE sobre o abate trimestral de suínos e peso das carcaças no segundo trimestre de 2023 apontaram avanços em relação aos trimestres anteriores. De acordo com o órgão, a produção alcançou 1,321 milhão de toneladas, sendo o segundo maior volume trimestral já registrado no setor, com aumento de 2,3% em relação ao primeiro trimestre deste ano e 0,3% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Apesar da queda de 1,4% em relação ao recorde alcançado no terceiro trimestre de 2022, o volume atual sugere a possibilidade de um novo recorde de produção no terceiro trimestre deste ano, considerando o histórico de crescimento. Esse cenário é impulsionado pelo bom desempenho das exportações de carne suína, com um aumento de quase 12% até o momento, e pelo aumento do consumo dessa proteína no Brasil.

No acumulado do primeiro semestre, houve um crescimento de 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já nos últimos doze meses, a produção chegou a quase 5,230 milhões de toneladas, representando um aumento de 3% em comparação com o período anterior.