Estabilidade no mercado de carne bovina

Record export of fresh beef in 2023

Estabilidade no mercado de carne bovina

Segundo análise do informativo "Tem Boi na Linha" da Scot Consultoria, as cotações da arroba do boi gordo permaneceram estáveis, com escalas de abates em média previstas para sete dias. Apesar da redução na oferta de gado e do encurtamento das escalas, os preços devem se manter firmes, impulsionados por uma demanda estável.

Durante a semana, verificou-se um aumento na oferta de boi capão no mercado atacadista de carne com osso, enquanto para outras categorias a oferta diminuiu devido à redução nos abates nos primeiros dias do ano. Essa dinâmica resultou em um aumento nas cotações do dianteiro e da ponta de agulha, tanto para boi castrado quanto para boi inteiro e charque. As carcaças casadas de boi capão e de boi inteiro apresentaram altas de 0,2% e 0,6%, respectivamente.

Por outro lado, houve queda nas cotações da carcaça especial suína (-5,4%) e do frango médio (-2,6%) em relação à semana anterior, o que fez a carne bovina perder competitividade em comparação com outras proteínas.

Mesmo com as expectativas do mercado, o volume de exportação de carne bovina in natura atingiu um recorde em 2023, com um total de 208 mil toneladas exportadas somente em dezembro e pouco mais de 2 milhões de toneladas no ano, representando um aumento de 0,7% em relação a 2022.

Apesar do recorde nas exportações, o faturamento registrou uma queda, marcando a primeira redução desde 2016, com uma diminuição de 19,6% em relação a 2022, resultando em um faturamento total de US$ 9,49 bilhões.