Cenário favorável pode acelerar a venda de bois prontos e não pressionar os preços da indústria pecuária
O mercado de bois para abate permanece em alta na maior parte do país. Um dos motivos que, atualmente, impede a necessidade de elevação dos preços por parte das indústrias é a previsão de queda abrupta de temperatura nos próximos dias, o que pode levar os criadores de gado a acelerar a venda dos animais prontos.
De maneira geral, os frigoríficos consultados pelo Cepea, que estão buscando completar suas escalas e/ou focam principalmente no mercado spot, têm enfrentado certa dificuldade para realizar novas compras, especialmente dentro dos valores mais baixos praticados atualmente.
De acordo com especialistas, no mercado paulista, nota-se uma redução mais significativa por parte das indústrias em comparação com outras regiões, buscando evitar novos ajustes no preço da arroba.
As compras antecipadas, seja através de contratos ou mesmo nas negociações spot da semana anterior, têm facilitado essa postura.
Destaca-se também que a abertura pontual para preços mais altos tem ajudado as indústrias a preencher suas escalas de produção de maneira gradual, evitando assim compras em grandes volumes e aliviando a pressão da demanda.