Agricultores familiares do DF são encorajados a produzir mirtilo

Fomentando o cultivo de frutas vermelhas para impulsionar a produção agropecuária no DF e região do entorno.

Agricultores familiares do DF são encorajados a produzir mirtilo
Foto: Divulgação

Neste ano, a agricultura familiar ganhou destaque na Agrobrasília, com quase três hectares dedicados pela Emater-DF para mostrar inovações voltadas para o futuro do setor na capital do país. Até 25 de maio, diversos circuitos temáticos como fruticultura, floricultura, avicultura, aquicultura, bovinocultura, tecnologias sociais e agroindústria ocuparão o espaço, apresentando tecnologias que têm mostrado resultados positivos.

Um dos destaques é a fruticultura, com ênfase na produção de frutas vermelhas que se adaptaram bem ao clima e solo local. O circuito da fruticultura inclui o plantio de mirtilo, framboesa e amora, com o objetivo de transformar o DF em um grande produtor de berries.

Atualmente, o mirtilo tem ganhado espaço na região, com cerca de 15 produtores. Produtores como Tereza da Silva Ferreira destacam o sucesso da produção e a alta demanda pelo fruto. A introdução da fruta azul no Brasil nas décadas de 1980 fez com que a produção se concentrasse nos estados com climas mais amenos, diferente dos Estados Unidos e Europa, onde é produzida em larga escala.

Produtores como Hélio Pereira, animados com a proposta da Rota da Fruticultura, estão recebendo mudas gratuitamente para estimular a produção local. A perspectiva de bons resultados e a alta demanda no mercado têm motivado pequenos produtores a investirem e acreditarem no crescimento do setor.