Agricultores familiares fornecerão grande quantidade de alimentos, totalizando mais de 8,5 mil toneladas

Iniciativa beneficia mais de 4.761 agricultores locais.

Agricultores familiares fornecerão grande quantidade de alimentos, totalizando mais de 8,5 mil toneladas

Produtores rurais na Bahia estão planejados para fornecer mais de 8,5 mil toneladas de alimentos ao longo deste ano, beneficiando cerca de 155,6 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional no estado. Essa iniciativa, que apoia 4.761 agricultores locais, é fruto da parceria com a Companhia Nacional de Alimentos (Conab) e faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS).

A operação é financiada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com um repasse federal total de R$ 61,8 milhões, sendo a maior verba destinada a um estado no país. Ao todo, 278 projetos aprovados no ano anterior serão realizados em 124 municípios baianos ao longo de 2024.

Ao longo desta semana, os agricultores de Itagimirim devem entregar cerca de 3,8 mil quilos de alimentos, enquanto 17,1 toneladas serão doadas em Itaguaçu. Diversos tipos de alimentos estão inclusos nas doações, como abacate, abóbora, alface, banana da terra, batata-doce, chuchu, couve, mandioca, coentro, pepino, melancia, feijão-verde, quiabo, mamão, cebolinha, bolo de cenoura, farinha, acerola, beterraba, cenoura e cebola.

O programa PAA/CDS tem o objetivo de apoiar os agricultores familiares por meio de cooperativas e associações, incentivando a compra da produção e garantindo uma remuneração justa. Os alimentos adquiridos com recursos do MDS são destinados à rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, além de outras entidades atendidas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas. Com essa ação, busca-se garantir a remuneração dos produtores, ao mesmo tempo em que se contribui para a segurança alimentar de diversos públicos vulneráveis em todo o estado.