Diminuição da área cultivada com grãos na Ucrânia

Previsão de queda de 6% na produção de grãos da Ucrânia

Diminuição da área cultivada com grãos na Ucrânia

Segundo um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA, desde a invasão russa em 2022, a produção de grãos na Ucrânia tem se mostrado pouco lucrativa. Como resultado, espera-se uma redução significativa da área cultivada na campanha de comercialização de 2024-25. A previsão é de uma diminuição de 3% na área total plantada de grãos, incluindo trigo, milho, cevada e centeio.

Especificamente em relação ao trigo e milho, é esperada uma redução de 5% e 8% na área plantada, respectivamente, o que equivale a 4,8 milhões de hectares para o trigo e 3,6 milhões de hectares para o milho em 2024-25. Um fator que contribui para essa diminuição é a menor lucratividade em comparação com as culturas oleaginosas, segundo destaca o relatório da FAS.

Com a expectativa de rendimentos mais baixos, é previsto um decréscimo de 6% na produção de grãos da Ucrânia em comparação com o ano anterior. A produção de trigo deve atingir 21,1 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 2 milhões de toneladas em relação à safra anterior de 2023-24. Já a produção de milho também deve sofrer um declínio semelhante, com uma estimativa de 26,6 milhões de toneladas, abaixo dos 28,3 milhões anteriores.

Como resultado desse cenário, prevê-se uma redução acentuada de 27% nas exportações de trigo da Ucrânia, totalizando 12,8 milhões de toneladas, o menor volume desde 2014-15. Além disso, as exportações de milho também estão previstas para diminuir em 9% em termos anuais, alcançando 22,3 milhões de toneladas, o menor nível desde 2017-18, conforme as projeções da FAS.