Empresas se beneficiam do crescimento dos fundos de crédito estruturado

Os Títulos de Renda Fixa CRIs e CRAs: Investimentos Lastreados em Setores Estratégicos

Empresas se beneficiam do crescimento dos fundos de crédito estruturado

Os CRIs, CRAs e crédito direto são cada vez mais procurados no mercado financeiro, fornecendo às empresas uma opção de financiamento atrativa ao acessar recursos diretamente no mercado de capitais. No ano de 2024, os CRIs superaram as operações bancárias em volume de transações pela primeira vez.

Segundo Rodrigo Negrini, fundador da Soul Capital, CRIs e CRAs são títulos de renda fixa lastreados em créditos imobiliários e do agronegócio, respectivamente. Emitidos por securitizadoras, esses certificados permitem que investidores comprem créditos de empresas, transformando ativos como aluguéis e recebíveis agrícolas em papéis negociáveis no mercado financeiro.

Essa emissão oferece às empresas uma alternativa de financiamento com custos geralmente menores que os empréstimos tradicionais, sem impactar o balanço patrimonial, promovendo uma estrutura de capital saudável e diversificação das fontes de financiamento. Além disso, alcança um público mais amplo de investidores.

Os fundos de crédito direto também estão em ascensão, proporcionando às empresas acesso direto ao capital, especialmente para pequenas e médias empresas com dificuldades nos canais bancários tradicionais. Esses fundos oferecem customização das condições de crédito, como prazos, taxas e garantias, adaptando-se às necessidades específicas de cada empresa e fornecendo flexibilidade crucial para o planejamento financeiro e crescimento a longo prazo.