Entidade busca valorizar mercado do tomate através de ações estratégicas

Falta de regulamentação dificulta a padronização da qualidade

Entidade busca valorizar mercado do tomate através de ações estratégicas

A fim de promover a categoria de molhos de tomate, elevar a qualidade dos produtos nacionais e divulgar informações sobre o setor, a Associação Tomate BR foi criada por empresas do ramo de processamento de tomate no Brasil. Com a participação de 85% das empresas do país, a associação também busca ressaltar os benefícios nutricionais dos produtos, além de incentivar práticas sustentáveis e de segurança alimentar. Atualmente, o setor emprega cerca de 130 mil pessoas, principalmente em estados como Goiás, São Paulo e Minas Gerais, e a associação está empenhada em desenvolver iniciativas para assegurar a competitividade e qualidade dos produtos oferecidos pelas empresas associadas.

Em virtude da falta de uma regulação clara na indústria de produtos à base de tomate, a padronização tem sido um desafio. Para enfrentar esse cenário, a Associação Tomate BR pretende lançar um selo de Padrão de Identidade de Qualidade (PIQ) para certificar seus associados, garantindo a origem, segurança e qualidade dos produtos. Isso contribuirá para a uniformização da quantidade de tomate em cada embalagem, agregando valor aos produtos para os consumidores. Como representante pioneira da categoria de atomatados no Brasil, a Tomate BR desempenha um papel fundamental tanto para os consumidores quanto para o agronegócio nacional. Além disso, é membro do World Processing Tomato Council (WPTC), que atua globalmente representando as indústrias de processamento de tomate, cujos associados respondem por mais de 95% do volume de tomate processado mundialmente.