Fusões e aquisições: um potencial para benefícios?

Estratégias para ampliar a presença de mercado e expandir geograficamente

Fusões e aquisições: um potencial para benefícios?

Nos últimos anos, várias fusões e aquisições têm modificado o panorama corporativo global. Essas operações vão além de movimentos financeiros, são estratégias planejadas para fortalecer marcas, otimizar recursos e maximizar resultados. Rodrigo Negrini, fundador da Soul Capital, empresa especializada em estratégia financeira corporativa, enfatiza que quando duas marcas se unem, elas conseguem eliminar redundâncias e aproveitar escala, o que resulta em redução significativa de custos em todas as etapas, da produção à distribuição.

Essas fusões também têm o objetivo de potencializar resultados não somente aumentando a participação de mercado, mas também expandindo geograficamente. Com isso, a base de clientes se amplia, gerando aumento das vendas e lucros, e fortalecendo as parcerias com fornecedores e distribuidores, consolidando a posição da marca no mercado. Isso gera redução significativa de custos em todas as áreas. O resultado é uma base de clientes maior, o que impulsiona as vendas e, consequentemente, os lucros. A união também melhora a relação com fornecedores e distribuidores, fortalecendo ainda mais a posição da marca no mercado.

Para Negrini, a fusão de duas empresas pode fortalecer consideravelmente a imagem da companhia. "Juntar as forças de duas marcas bem estabelecidas resulta em uma percepção maior de confiabilidade e competência para os consumidores. Além disso, a fusão possibilita que as empresas alinhem suas estratégias de branding e marketing para transmitir uma mensagem coerente, atraindo um público mais amplo e diversificado, e ampliando a presença das marcas do novo grupo", destaca.