Investimento no sistema ultrapassa R$ 1 milhão
Foi inaugurada na sexta-feira (08) em Carambeí, na região dos Campos Gerais, uma nova usina de produção de biometano, viabilizada pelos programas RenovaPR e Banco do Agricultor Paranaense, do Governo do Estado. Com um investimento superior a R$1 milhão, essa usina permite a filtragem do biogás para a produção de biometano utilizado no abastecimento da frota de caminhões de uma empresa de transporte com atuação em todo o país.
Eduardo Dykstra, um produtor local, que já gerava energia elétrica a partir de biogás proveniente dos resíduos de 6,5 mil suínos terminados em sua propriedade, agora pode também filtrar o biogás para produzir biometano e assim obter outra fonte de renda pela venda do biometano.
Com capacidade para produzir até 60 metros cúbicos de biometano por hora, o projeto inicial abastecerá quatro caminhões que circulam entre São Paulo e Rio Grande do Sul. A planta tem capacidade para produzir até 35 mil m³ de biometano por mês, o que possibilita ao produtor reduzir custos e gerar renda adicional.
O projeto, que conta com o apoio do governo e da sociedade, é considerado um passo inicial em direção a uma produção mais sustentável. Há projetos semelhantes em outras regiões como Toledo, onde proprietários investiram na produção de biometano para abastecer caminhões da cooperativa local, gerando impacto positivo tanto na economia quanto no meio ambiente.