Parceria é formada para combater o uso ilegal de agroquímicos

Parceria com indústrias e entidades é essencial para o setor.

Parceria é formada para combater o uso ilegal de agroquímicos

CropLife Brasil (CLB) e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) de São Paulo firmaram uma parceria estratégica para combater os agroquímicos ilegais. O ponto de partida desse trabalho conjunto é a realização de um workshop sobre o mercado clandestino de defensivos químicos e biológicos, a ser realizado na sede da CDA em Campinas (SP) no dia 23. O intuito é capacitar os servidores públicos para identificar e reprimir produtos irregulares no ambiente agrícola.

O evento tem como objetivo promover a troca de informações e a união de esforços para enfrentar o comércio ilegal de produtos agrícolas. Nilto Mendes, da CropLife Brasil, expressa confiança nos resultados positivos que essa parceria poderá trazer, fortalecendo as iniciativas já em andamento. Ele salienta que, nos últimos quatro anos, a CLB aumentou significativamente o volume de produtos ilegais destinados adequadamente, passando de 300 toneladas em 2021 para 800 toneladas em 2022.

"É imprescindível a colaboração com as indústrias e entidades do setor no combate aos produtos clandestinos, que representam uma ameaça à nossa agricultura. O workshop faz parte de um conjunto de ações que contribuirão para aprimorar a capacitação de nossas equipes, ampliando a abrangência de nossas atividades de fiscalização", destaca Camila Ribeiro de Souza Grzybowski, Diretora do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

A CropLife Brasil tem desempenhado um papel essencial na destinação dos produtos apreendidos pelas autoridades públicas parceiras. Somente em 2023, foram incineradas 390 toneladas de produtos ilícitos, totalizando mais de 1.000 toneladas nos últimos quatro anos. O workshop em Campinas contará com a presença de representantes de diversos órgãos, incluindo CETESB, IBAMA, MAPA, GAEMA, GAECO, PC, PF, PMA, PMR, PRF, RFB, ANDAV e CDA.