Praga de cigarrinha afeta a produção de milho na Argentina

Spiroplasma se espalha mais ao norte do país devido ao aumento do ataque do patógeno

Praga de cigarrinha afeta a produção de milho na Argentina

Um relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina apontou os impactos das condições climáticas na agricultura do país. Chuvas acima da média foram registradas em áreas do norte, mas o cenário crítico devido ao Spiroplasma também foi destacado.

Na região Pampeana e no Nordeste Argentino (NEA), as chuvas foram intensas, especialmente em Posadas, que acumulou 206 mm, superando as médias históricas. Já as temperaturas tiveram variações, com destaque para anomalias negativas na região de Cuyo.

Para a produção de milho, as lavouras do norte estão em condições ruins devido à presença do Spiroplasma, que está causando danos significativos. A incidência da doença também foi observada em outras áreas do país, representando uma ameaça às plantações.

Atualmente, a colheita de milho está em andamento em várias províncias, com 19% da superfície semeada já colhida. A soja, por sua vez, está entre o enchimento de grãos e a maturidade, com a colheita iniciando timidamente. O girassol está em fase de maturidade e prestes a finalizar a colheita em todo o país.