Preço do leite ao produtor continua em alta, registrando quarta valorização seguida

Desafios na valorização da matéria-prima afetam setor de laticínios

Preço do leite ao produtor continua em alta, registrando quarta valorização seguida

De acordo com dados recentes da Scot Consultoria, o preço do leite pago ao produtor teve sua quarta alta consecutiva no pagamento de março, referente ao leite entregue em fevereiro, com um acréscimo de 2,8% em relação ao mês anterior, equivalente a um aumento de R$0,06 por litro. No entanto, em comparação com o mesmo período do ano anterior (março de 2023), houve uma queda de 8,8% no preço do leite.

Essa valorização do preço ao produtor, iniciada em dezembro de 2023, é atribuída à diminuição da oferta de matéria-prima, intensificando a competição entre os laticínios e cooperativas.

O Índice de Captação nacional teve uma redução de 4,2% em fevereiro em relação a janeiro, e os dados parciais para março indicam que essa tendência irá continuar, com uma diminuição de 2,0%.

Apesar da qualidade das pastagens, as margens de lucro apertadas têm levado os produtores a investir menos em suas propriedades, o que tem contribuído para a redução na captação de leite.

Para o pagamento que será realizado em abril, referente à produção entregue em março, as expectativas oscilam entre estabilidade e aumento. Segundo a pesquisa da Scot Consultoria, 60,1% dos laticínios consultados acreditam em preços estáveis, enquanto 38,0% esperam um aumento e apenas 1,8% prevêm uma queda. Os laticínios têm enfrentado desafios ao repassar a valorização da matéria-prima nas negociações, o que tem limitado os aumentos nos preços.